Passo a Passo para implementar o Movimento Desconecta
Para começar
Algumas considerações:
​
. Toda vez que a palavra "pais" aparece no Manual, ela significa todo e qualquer responsável pela criança/adolescente: "mãe, pai, cuidador e etc".
​
. Toda vez que a palavra "comunidade" aparece no Manual, estamos nos referindo à "comunidade de pais".
​
. O Manual foi desenvolvido para ser aplicado por pais nas escolas, mas ele pode ser aplicado por pais em qualquer outra comunidade como: clubes, condomínios, templos religiosos e etc. Ajustem quando necessário.
​
Uma vez que um grupo de famílias concorda em não dar smartphones aos seus filhos, a pressão dos colegas é instantaneamente reduzida e a norma social vigente começa a mudar. No entanto, criar e implementar um acordo bem-sucedido leva tempo e exige uma abordagem cuidadosa.
Pensando nisso, usamos como referência movimentos internacionais que já tiveram êxito (Wait until 8th e Smartphone Free Childhood, principalmente) e a nossa própria experiência implementando o processo em nossa comunidade, para criar este manual contendo o passo a passo para ajudá-lo a implementar o Movimento Desconecta.
Antes de iniciar este processo, lembre-se de que este pode ser um assunto delicado, controverso e polêmico, particularmente para os pais de crianças mais velhas.
Sempre comece as interações com a perspectiva de que todos querem o melhor para seus filhos, independentemente da escolha que façam. Quanto mais colaborativo e inclusivo, e menos crítico você puder ser, melhor.
Reforçamos que somos um Movimento independente, composto por pais. Não estamos ligados a nenhuma escola, no entanto, entendemos que o apoio da escola é muito importante e explicaremos como e quando isso deve ser feito.
O mais importante para o sucesso do acordo é que o processo de conscientização e engajamento seja cuidadoso e bem feito. Não tenha pressa em pedir assinaturas para o acordo logo que a jornada tenha início. Não se trata de um abaixo assinado, mas de um compromisso sério e maduro que envolve a saúde e bem estar dos nossos filhos, que deverá ter caráter duradouro.
Veja a seguir o passo a passo prático para implementar o movimento na sua escola/comunidade:
VEJA CADA UM DOS 6 PASSOS PARA UM ACORDO BEM SUCEDIDO
Passo 1
Crie uma Comissão
Passo 2
Envolva a comunidade
Passo 3
Pesquisa
Passo 4
Apoio da Escola
Passo 5
Campanha
Conscientização
Passo 6
Assinatura Acordo
Passo 1
Crie um pequeno grupo com pessoas interessadas em trabalhar no Movimento ("Comissão")
Busque na sua escola/comunidade algumas mães, pais e/ou cuidadores que compartilhem das mesmas ideias e preocupações e forme um pequeno grupo de trabalho – idealmente quatro ou mais pessoas. Isso não apenas evitará o seu desgaste, mas permitirá que vocês aproveitem suas habilidades de forma coletiva e dividam tarefas.
-
. Procure pessoas alinhadas com o objetivo do Movimento, com senso de equipe e que tenham disponibilidade de tempo para trabalhar de forma voluntária;
-
. Identifique quem, dentro do seu grupo, está em melhor posição para liderar a comunicação do objetivo do Movimento com outros pais (considere alguém com um estilo de comunicação amistoso e não combativo), essa pessoa funcionará como um porta voz da Comissão e será o responsável pelas comunicações entre a Comissão e os demais pais;
-
. Reúna o máximo de conteúdo possível que embase o Movimento. Verifique nosso site e perfil do Instagram: lá você encontrará indicações de leitura com pesquisas científicas, reportagens, livros, profissionais interessantes que abordam o assunto e poderá compartilhar com outros pais. Quanto mais embasado em evidências for a fonte, melhor;
-
. Combine uma rotina de reuniões e forma de trabalho. Nós combinamos 1 reunião semanal fixa, que nos ajudou bastante e criamos um Grupo de Whatsapp apenas com os membros da Comissão, para atualizações e definições necessárias aos avanços das atividades;
-
. Crie uma pasta no Google Docs onde os membros da Comissão tenham acesso e possam editar e atualizar em tempo real como Atas das Reuniões, Campanhas de Divulgação, Lista dos Representantes de Sala, Estratégias, Lista de Tarefas e etc.
-
​
Passo 2
Envolva a comunidade de pais de diversos anos/turmas da sua escola
-
. Crie um grupo de WhatsApp com pais da escola interessados no tema. Este grupo será a base de apoiadores do Movimento na sua comunidade;
-
. Uma forma simples de fazer isso é criar um grupo de Whatsapp e compartilhar o link com um convite em grupos pré-existentes da escola para quem tiver interesse no assunto, entrar no novo grupo. Veja aqui a nossa sugestão de convite que você poderá usar;
-
. Sugerimos, desde o início, o uso da funcionalidade de "Comunidade" do Whatsapp, dentro da qual haverá um grupo "Avisos" apenas para envio de informativos (sem opção de resposta habilitado) e outro grupo que será o grupo de troca entre apoiadores do Movimento;
-
. Pode ser útil também incluir na descrição do grupo uma breve definição do Movimento, o nome dos membros da Comissão e algumas regras de boa conduta do grupo.
-
. Busque definir representantes do Movimento para cada turma da escola, e assim aumentar a capilaridade de divulgação. Para isso, disponibilize uma planilha compartilhada no grupo e peça voluntários para esse papel.
-
. Mantenha sempre a comunicação com o grupo de apoio ativa, positiva e clara mantendo o engajamento e compartilhando cada passo do processo. Nunca esqueça que o Movimento é da comunidade, então, enquanto Comissão, sempre compartilhe conquistas e peça ajuda quando necessário;
-
. Relembre o grupo que os problemas e necessidades são muitas, mas que o principal objetivo do Movimento é buscar assinaturas para o acordo coletivo entre pais.
Passo 3
Realize uma pesquisa
-
​
-
Como próximo passo sugerimos fortemente a realização de uma pesquisa online para quantificar a predisposição dos pais de apoiarem o acordo coletivo. Tal pesquisa será útil também para mapear o status atual da comunidade em relação ao uso de smartphone e redes sociais pelos alunos, bem como a opinião dos pais em relação à política atual da escola sobre o tema.
-
​
-
Como realizar essa pesquisa:
-
​
-
. Preparar o formulário de pesquisa no Google Forms (aqui você pode acessar o nosso modelo e editar com os dados da sua escola);
-
. Enviar o link da pesquisa por meio dos representantes de cada sala, e demais grupos de WhatsApp que a escola tiver;
-
. Considere de 7 a 10 dias para que as pessoas respondam a pesquisa. Envie um lembrete antes do encerramento do prazo da pesquisa para garantir que você obtenha o máximo de respostas possível;
-
. Pesquisas geralmente têm um índice de respostas bem baixo, então será importante que cada representante atue de forma ativa para estimular que todas as famílias de sua sala respondam.
-
. Clique aqui para acessar modelos de mensagens sobre cada etapa da pesquisa.
-
. Compilar os resultados e apresentar os resultados (veja modelo aqui).
-
Os resultados da pesquisa servirão para embasar que tipo de ações a sua comunidade precisa e quais temas devem ser melhor explorados na campanha de conscientização. Por exemplo: pode ser que a pesquisa mostre que os prejuízos que smartphones e redes sociais podem causar no desenvolvimento das crianças e adolescentes não estejam claros, então você precisará dar mais enfoque a esse tema nas etapas posteriores, antes de chegar ao acordo. Você também poderá ver quais as séries ou anos escolares que precisam dar maior atenção.
-
. Não pule esta etapa! A pesquisa se mostrou extremamente rica e poderosa no nosso caso.
Passo 4
Busque o apoio da direção da sua escola
-
. Quando tiver os resultados da pesquisa, analise-os e pense na melhor abordagem. Se, de acordo com a pesquisa, a maioria dos pais estiver aberta a um acordo (incluindo aqueles que dizem não ter certeza), siga em frente com os próximos passos. Se a maioria for contrária ao acordo, a Comissão deve avaliar se segue em um trabalho de conscientização mais intenso que possa mudar essa situação;
-
. Na pesquisa que fizemos com os pais da escola dos nossos filhos, mais de 92% das pessoas que responderam à pesquisa apoiaram o acordo;
-
. Se possível, reúna-se com a Direção da escola para comunicar o plano, os resultados da pesquisa e obter apoio, sobretudo na divulgação do Movimento dentro da escola;
-
. Lembre-se de enfatizar que o Movimento é dos pais (e não envolve nenhuma exigência à escola) e que da escola esperam apoio na implementação, divulgação e perpetuação do acordo no tempo;
-
. Quando for o caso, baseados nos resultados da pesquisa, é possível ainda endereçar solicitação por mudanças em relação à política de uso de smartphones dentro do ambiente escolar - avalie estrategicamente se isso faz sentido na sua comunidade e qual o melhor momento para se fazer isso sem atrapalhar o plano de implantação do acordo.
-
. Veja um modelo de apresentação para escola
Passo 5
Campanha de conscientização
-
. Inicie uma campanha de conscientização sobre os efeitos nocivos do uso precoce e excessivo de smartphones e redes sociais no desenvolvimento das crianças e adolescentes. Divulgue o nosso site e Instagram - lá indicamos várias informações e fontes de qualidade e confiáveis.
-
. Lembre-se que os resultados da pesquisa devem orientar o foco necessário para a campanha dentro da sua comunidade. Os temas da campanha de conscientização devem partir principalmente dos resultados da pesquisa.
-
. Disponibilizaremos alguns modelos de materiais, mantenha-se atualizado em nosso site.
-
. Se julgar conveniente, compartilhe os resultados da pesquisa também com a comunidade por meio do grupo de WhatsApp criado.
-
. Organize palestras ou workshops. Se possível, peça apoio da escola em relação ao espaço, por exemplo.
-
. Os pais da sua comunidade podem ter perguntas, preocupações ou barreiras que precisam expressar antes de se comprometerem a aderir ao acordo. Alguns podem preferir conversas presenciais. Avalie a melhor forma de abrir espaço para que isso aconteça.
-
. Considere organizar um encontro para pais. Pode ser um simples café com vários pais interessados ou um evento maior, como uma apresentação em uma reunião.
-
. Indique o documentário "O Dilema das Redes Sociais" ou "Infância 2.0" e se for possível, convide os pais para discutirem a respeito.
-
. Uma maneira rápida de divulgar o tema é por meio de posts em mídias sociais. Compartilhe os posts do nosso instagram: @movimento.desconecta com seus amigos, familiares e membros da sua escola/comunidade.
Passo 6
Assinatura do Acordo
-
. O acordo estará disponível em uma plataforma específica com orientações sobre sua assinatura e estratégias para ele se perpetuar no tempo.
-
-
Ao assinar o acordo, nos comprometemos a não dar um smartphone para nosso(a) filho(a) até ele(a) ter pelo menos 14 anos nem acesso às redes sociais até pelo menos 16 anos.
-
-
Fica um alerta: não tenha pressa para chegar aqui. Lembramos que não se trata de um abaixo assinado, mas de um movimento que envolve um trabalho prévio e bem consolidado de conscientização e engajamento da sua comunidade. Ter pressa para assinar o acordo pode colocar tudo a perder e não obter uma quantidade suficiente de assinaturas.
Política de Uso e Divulgação da Marca e Materiais do Movimento Desconecta
Marca: Marca são palavras, desenhos gráficos ou outros elementos que identificam o Movimento Desconecta.
-
-
Você está autorizado a usar e/ou divulgar a marca do Movimento Desconecta, desde que baixe a imagem diretamente do nosso site.
-
-
Você não está autorizado a usar e/ou divulgar qualquer versão modificada da nossa marca, especialmente cores, fonte e plano de fundo.
-
-
Você não está autorizado a usar e/ou divulgar a nossa marca em materiais que desrespeitem ou contrariem os princípios e objetivos do Movimento Desconecta ou que sejam exclusivamente produzidos por terceiros.
-
-
Você não está autorizado a usar e/ou divulgar nossa marca para criar qualquer site ou rede social, salvo grupos de Whatsapp.
-
-
Materiais: Materiais são textos, fotos, folders, convites, manuais e etc produzidos pelo Movimento Desconecta e divulgados em qualquer de suas plataformas digitais ou físicas.
-
-
Você está autorizado a usar e/ou divulgar todo e qualquer material produzido e/ou divulgado pelo Movimento Desconecta, desde que baixe o material diretamente das nossas plataformas.
-
-
Você não está autorizado a usar e/ou divulgar nenhuma versão modificada de nossos materiais, como sendo materiais do Movimento Desconecta, que desrespeitem ou contrarie nossos princípios e objetivos.
-
-
O não cumprimento das regras acima previstas poderá acarretar sérias consequências legais para o infrator.
OBRIGADA
POR APOIAR O MOVIMENTO DESCONECTA
Acesse nosso site e Instagram para manter-se sempre atualizado.
Queremos oferecer apoio para ajudá-lo a mobilizar sua comunidade!
É uma honra nos unirmos a você e estamos empolgados para ver sua comunidade se unir para proporcionar uma infância mais saudável às crianças!